quarta-feira, 27 de abril de 2011

Conceituando Educação Ambiental

Existem diferentes concepções sobre o conceito de Educação Ambiental, embora todos concordem que seja um processo de aprendizagem e de compreensão dos problemas ambientais que ocorre em diferentes níveis de escala e por distintas formas de atividades socioeconômicas. É necessário, portanto que se procure obter melhores conhecimentos da realidade socioambiental atual e procurar a instituição de ações direcionadas a solucionar os problemas e aperfeiçoar as potencialidades nas relações entre sociedade e a natureza.
Segundo Dias (2003, p.29), a “Educação Ambiental é como um processo que deve objetivar a produção de cidadãos, cujos conhecimentos acerca do ambiente biofísico e seus problemas associados, possam alertá-los e habilitá-los a resolver seus problemas”. A Educação Ambiental busca sensibilizar a sociedade para os diversos problemas ambientais, conduzindo o homem a uma nova visão de mundo.

Para Medina e Santos (1999, p.25):
A Educação Ambiental é a incorporação de critérios socioambientais, ecológicos, éticos e estéticos, nos objetivos didáticos da educação. Pretende construir novas formas de pensar incluindo a compreensão da complexidade e das emergências e inter-relações entre os diversos subsistemas que compõem a realidade.                                                                                                     
A prática da Educação ambiental deve ter como pressupostos a mudança das relações interpessoais com o meio ambiente. Por se tratar de um tema que está ligado a todas as áreas do conhecimento,
 A Educação Ambiental é um processo que afeta a totalidade da pessoa, na etapa da educação formal, e que deveria continuar na educação permanente. Possui uma forte inclinação para a formação de atitudes e competências, definidas, desde o Seminário de Belgrado (1975), como: consciência, conhecimentos, atitudes, aptidões, capacidade de avaliação e de ação crítica no mundo. (idem, p.24)
Em síntese, a Educação Ambiental, envolve a compreensão de que o processo educativo é composto por atividades integradas formais, informais e não formais, estando fundamentada numa concepção pedagógica norteada de alguns princípios:

  • educação como instrumento mediador de interesses e conflitos entre atores sociais que agem no ambiente, usam e se apropriam dos recursos naturais de modo desigual;
  • percepção do problema ambiental como questão mediada pelas dimensões econômicas, políticas, simbólicas e ideológicas;
  • entendimento crítico e histórico das relações existentes entre educação, sociedade, trabalho e natureza;
  •  desenvolvimento da capacidade de usar saberes para agir em situações concretas do cotidiano de vida;
  • preparação dos sujeitos da ação educativa para que se organizem e intervenham em processos decisórios nos diferentes espaços de participação;
  • priorização dos atores sociais em situação de maior vulnerabilidade como sujeitos a ação educativa. 
Para Medina e Santos (1999):
A Educação Ambiental permitirá, pelos seus pressupostos básicos, uma nova interação criadora que redefina o tipo de pessoa que queremos formar e os cenários futuros que desejamos construir para a humanidade, em função do
desenvolvimento de uma nova racionalidade ambiental. Torna-se necessária a formação de indivíduos que possam responder aos desafios colocados pelo estilo de desenvolvimento dominante, a partir da construção de um novo estilo harmônico entre a sociedade e a natureza e que, ao mesmo tempo, sejam capazes de superar a racionalidade meramente instrumental e economicista, que deu origem às crises ambiental e social que hoje nos preocupam. (p.24)
No momento atual, a humanidade passa por uma grande crise de caráter cultural que se reflete diretamente sobre a qualidade de vida do meio ambiente e no nível de vida da população. A Educação Ambiental é um dos instrumentos mais importantes de adaptação cultural em busca de uma melhor harmonização nas relações da humanidade com o meio ambiente, principalmente no que consiste a obtenção de um desenvolvimento sustentável. É necessário lutar em prol da formação de novos valores ambientais, considerando os valores ecológicos que são muito diferentes dos atuais valores propostos pela modernidade e o neoliberalismo dominante nas sociedades atuais. A Educação Ambiental trata de estabelecer novos procedimentos com ações relacionadas a dimensões éticas, sociais, políticas e econômicas, principalmente com vistas ao desenvolvimento local e comunitário.
Hoje se concorda que a Educação Ambiental tem que envolver a todos os setores sociais, incluindo aos diferentes setores da sociedade, deve-se empregar diferentes estratégias pedagógicas no ensino formal, não formal e informal.

2 comentários:

  1. Pq a Educação Ambiental, que é um assunto obrigatório por lei nos currículos escolares, ainda não foi efetivada como disciplina na prática? Falta interesse por falta dos governantes ou/e número de profissionais realmente capacitados para ministrar a matéria?

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  2. A Educação Ambiental é um tema transversal e interdisciplinar que abrange todas as etapas da formação escolar. Assim, ao tratá-la como uma disciplina específica no ensino fundamental e médio, estamos minimizando seu objetivo. A Educação Ambiental deve ser trabalhada em todas as disciplinas, pois é um tema que busca o aperfeiçoamento do indivíduo para tornar-se um cidadão consciente de suas ações e seus deveres.
    Há estudiosos que defendem a idéia de se criar uma disciplima, mas há diversos argumentos que impossibilitam isso.
    Eu pertenço aos que defendem a Educação Ambiental como tema interdisciplinar. Na prática, acredito que sua aplicabilidade é a mais viável.
    A Educação Ambiental pode e deve ser trabalha em todas as disciplinas, pois só assim, poderemos garantir a formação de cidadãos conscientes de sua relação com a natureza e dos deveres que devem ter com o meio que os cercam.

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